Página inicial SetaNotícias SetaEnem 2013: como obter a certificação do Ensino Médio

Enem 2013: como obter a certificação do Ensino Médio


21/05/2013

EXAME NACIONAL

Enem 2013: como obter a certificação do Ensino Médio

Serão necessários, no mínimo, 450 pontos por área do conhecimento e 500 na redação

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou aqueles que, por diversos motivos, estão fora da escola podem utilizar o Enem este ano para conseguir a certificação do Ensino Médio. Para isso, devem declarar, no ato de inscrição, essa intenção e, simultaneamente, indicar a instituição certificadora. Neste caso, o Enem, cujo prazo de inscrição vai até a próxima segunda-feira (27/05), substituirá as antigas “provas do supletivo”.

Para conseguir a certificação, é necessário que o candidato possua, no mínimo, 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem, que neste ano será aplicada no dia 26 de outubro. Além disso, deve atingir ao menos 450 pontos em cada uma das Áreas do Conhecimento e 500 pontos na redação. O mesmo vale para o interessado em obter declaração parcial de proficiência.

O Enem 2013 terá, além da redação, quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Diferentemente do resultado de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente o número de questões que o estudante acertou. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende também da dificuldade das questões que se acerta e da consistência das respostas, o que impede o próprio candidato de calcular, com exatidão, sua nota.

As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes Áreas do Conhecimento do Ensino Médio e os respectivos componentes curriculares: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol -, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

No primeiro dia de provas do Enem serão realizadas as de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Em Goiás, além da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), também estão aptos a fornecer a certificação do Ensino Médio os Institutos Federais de Goiás (Campi Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu) e os Institutos Federais Goianos (Campi Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí).

Mais informações: http://enem.inep.gov.br/ e 0800-616161.

 

Acesso Rápido