Página inicial SetaNotícias SetaSecretaria da Educação orienta técnicos para reordenamento e matrículas

Secretaria da Educação orienta técnicos para reordenamento e matrículas

Mais Fotos

CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO

30/08/2012

CAPACITAÇÃO

Secretaria da Educação orienta técnicos para reordenamento e matrículas

Escolas são responsáveis por manter atualizados os dados no Sistema de Gestão Escolar (Sige)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Avaliação da Rede de Ensino, reuniu subsecretários regionais, coordenadores de matrículas e coordenadores dos técnicos escolares para orientá-los quanto ao reordenamento da rede e o processo de matrícula informatizada. Para 2013, o período de matrícula será antecipado, o que exigirá uma conjugação de esforços de todos os servidores nas subsecretarias.

Durante o encontro, os coordenadores receberam orientações sobre como fazer o reordenamento e quais as atribuições de cada um dentro desse processo. As escolas serão responsáveis por manter atualizados os dados no Sistema de Gestão Escolar (Sige) e as subsecretarias fiscalizarão esses dados, enquanto a gerência cuidará da operacionalização da metodologia pedagógica do programa de Matrícula Informatizada e o Núcleo de Tecnologia Educacional (Nute) da Seduc cuidará da estrutura tecnológica e das soluções em TI.

Contexto
Para que a Seduc possa fazer a previsão de vagas para o próximo ano, é necessário conhecer a realidade local, as novas demandas e a capacidade de oferta de cada unidade educacional. O surgimento de novos bairros, nas grandes cidades, por exemplo, muda totalmente a relação entre oferta e demanda de um ano para outro e, antes que a Secretaria de Educação possa construir uma nova escola ou ampliar as unidades existentes no local, é preciso antes remanejar os alunos para escolas próximas, entre outras ações.

Também estiveram presentes à reunião os técnicos da Matrícula Informatizada e do Censo Escolar. Além deles, técnicos do Nute orientaram os coordenadores sobre como operar o sistema informatizado e qual método o técnico escolar deverá trabalhar para identificar inconsistência de dados junto às escolas em toda a rede estadual. Há vários anos, as escolas já alimentam, diariamente, o Sige. No entanto, muitas ainda deixam para a última hora. Os técnicos escolares acompanharão de perto a inserção dos dados no sistema.

A Secretaria de Estado da Educação trabalha para que no início do ano letivo de 2013 todos os alunos já estejam devidamente matriculados nas escolas estaduais. Da forma que era realizada a matrícula na rede pública estadual, o ano letivo começava quando grande parte dos alunos ainda estava confirmando e efetivando a matrícula. A partir de agora, para que as escolas possam ter todos os dados de aprovação em tempo para a renovação de matrícula e transferências dentro da rede estadual antes do início das aulas, as atividades pedagógicas conclusivas do ano letivo de 2012 deverão ser adaptadas ao novo cronograma.

Técnico escolar
No novo contexto, o papel do técnico escolar será de extrema importância. É ele quem vai avaliar, conferir e corrigir números de alunos – entre outras informações - nas escolas, indicando possibilidades de junção de turmas, gerando pareceres e relatórios. Com esse material, o coordenador de matrícula de cada regional realizará o estudo de rede e fará, com a participação dos técnicos da Gerência de Avaliação da Rede de Ensino, o cadastro do reordenamento no SIGE.

Todos os alunos da rede pública estadual devem renovar as matrículas para terem assegurada a vaga na escola. A cada ano, a Secretaria da Educação disponibiliza um número de telefone e um endereço na internet para a matrícula informatizada. Uma nova reunião com os coordenadores será realizada no próximo mês para o repasse de novas orientações e também para solucionar eventuais dúvidas dos técnicos.